Livrinho Zine para colorir dia do indígena
Você lerá nesse post:
Decida qual será o formato do seu zine
Zines podem ter todos os tipos de formas, algumas mais fáceis do que outras de fazer. Existem zines encadernados, zines encadernados com perfeição, zines de acordeão, zines minúsculos que vêm em caixas de fósforos, zines grandes em tamanho de pôster que se desenrolam e zines digitais apenas online. Existem dois tipos de zines que eu recomendo como ponto de partida: mini zines dobráveis de oito páginas e livretos padrão feitos de papel de impressora dobrado.
Se você decidir fazer um mini zine de oito páginas, tudo o que você precisa fazer é começar com uma página de papel de impressora. Observe a imagem abaixo e siga o passo a passo de como é feita as dobraduras dos retângulos. Serão 8 no total, onde cada um dos pequenos retângulos se tornará uma página.
Imprimir!
Decida se você quer papéis diferentes para as “entranhas” (as páginas internas do zine) e a capa. Você pode considerar imprimir o interior em papel de impressão normal e a capa em um papel de gramatura mais alta – as pessoas quase sempre julgam os livros por suas capas, mesmo que sejam ensinadas a não fazê-lo. Você também pode usar papel especial para o interior. (Se você está fazendo um zine fotográfico, por exemplo, você pode querer um papel relativamente grosso, ou mesmo brilhante, para suas entranhas.) Se você quer algo legal para qualquer um, vá até a papelaria local. Você ficará impressionado com todos os pesos, texturas e cores disponíveis.
MONTAGEM DO ZINE
8 páginas com apenas um fólio
- Dobramos uma folha de papel ao meio verticalmente.
- E destacamos a dobra dobrando para o lado oposto no mesmo eixo.
- Desdobramos e com a folha plana fazemos a mesma dobra ao meio, mas desta vez ao longo do eixo horizontal.
- A seguir, com a folha na posição horizontal, vamos trazer as duas bordas laterais para unir no centro; exatamente onde fizemos o vinco central anteriormente. Ao destacar a dobra e desdobrar, você deverá ver 8 retângulos de tamanho igual como na imagem (7).
- Agora vamos procurar a posição do telhado que vemos no centro da imagem (8). Como se um fio transparente puxasse o eixo central horizontal.
- Queremos um corte preciso e limpo como se quiséssemos dividir o telhado mencionado ao meio. Isso nos ajudará a seguir a marca da dobra no papel por uma das dobras anteriores.
- Puxamos as barbatanas formadas após o corte. Como se quisesse separá-los e abrir o fólio no centro. Deixando a folha dobrada com aquela aparência de símbolo + que vemos na ilustração (13).
- Por fim, resta apenas passar por cima das dobras, certificando-se de que a folha dobrada permaneça, criando as páginas de um livreto, e já podemos começar a ocupar o espaço com todas as nossas ideias. Este será o nosso fanzine!
Agora que você aprendeu a fazer seu Zine, clique na imagem abaixo, salve em seu computador, imprima e monte seu Zine de colorir indígena.