5º hábito da mente em sala de aula: Esforçar-se por exatidão e precisão.
1 – o que significa esforçar-se por exatidão e precisão?
Esforçar-se por exatidão e precisão significa buscar a qualidade máxima na realização de um trabalho; implica valorizar a informação correta, a precisão e a destreza para realizar tarefas.
Para isso, é preciso ter em mente que é possível se aperfeiçoar continuamente, buscando sempre aprender e superar-se.
2 – Por que é importante esforçar-se por exatidão e precisão?
Pessoas que buscam a exatidão, a precisão e a excelência em suas atividades sentem-se orgulhosas de seus esforços, o que gera mais confiança em seu trabalho.
O resultado do trabalho apresentado reflete o nível de comprometimento e de seriedade com as tarefas realizadas. Ao se esforçar por exatidão e precisão, o aluno pesquisa, estuda, avalia, enfim, busca se informar sobre o que está apresentando. Isso lhe permite ter mais condições de justificar e defender suas ideias.
Esse hábito favorece a autonomia do aluno, na medida em que ele próprio passa a definir critérios pessoais para avaliar a qualidade de seu trabalho, em um esforço constante de aperfeiçoamento pessoal.
3 – Por que esforçar-se por exatidão e precisão é importante para estudar Arte?
Nos campos artísticos há conceitos e técnicas que possibilitam a criação de diferentes obras. Nas aulas de Artes, os alunos terão a oportunidade de estudar esses conceitos e de experimentar muitas dessas técnicas.
Ao realizar experimentações, para alcançarem bons resultados, é fundamental que os alunos exercitem o hábito de esforçar-se por exatidão e precisão, pois, dessa maneira, terão êxito e excelência nas atividades realizadas.
4 – O que acontece quando faltam exatidão e precisão nas tarefas?
Sem o esforço por alcançar exatidão e precisão, produzem-se trabalhos desleixados, incompletos ou incorretos, e textos desorganizados, que expressam ausência de rigor e de clareza no uso de termos e conceitos. A falta de comprometimento com a qualidade do que é produzido indica ausência de reflexão no processo de construção do trabalho, e isso pode refletir na conduta do indivíduo de forma geral.
5 – Como ensinar seus alunos e esforçar-se por exatidão e precisão em sala de aula?
Procure valorizar, além do resultado esperado, o esforço dos alunos na busca e na qualidade da apresentação desse resultado.
Estimule-os a conferir não apenas as respostas, mas principalmente o processo de raciocínio para chegar a elas. Dê exemplos sempre que for possível, mostrando-lhes seu esforço por exatidão e precisão ao trabalhar a matéria.
6 – Como avaliar o nível de esforço por exatidão e precisão dos seus alunos?
Apresentamos a seguir um quadro que pode ajudá-lo a identificar o nível no qual cada aluno se encontra em relação ao hábito de esforçar-se por exatidão e precisão. Baseada nas observações levantadas no artigo acima, lance desafios personalizados que possam aprimorar esse hábito.
Cadastre-se e receba muitas novidades!
Fique sempre bem informado,