9º hábito da mente em sala de aula: Aplicar conhecimentos prévios a novas situações
Você lerá nesse post:
Aplicar conhecimentos prévios a novas situações
1 – O que significa aplicar conhecimentos prévios a novas situações?
Aplicar conhecimentos prévios a novas situações significa transformar informações em conhecimento e, depois, conhecimento em ação. Significa dar sentido prático à sua aprendizagem e às suas experiências.
2 – Por que é importante aplicar conhecimentos prévios a novas situações?
Essa é a grande função do estudo, já que o objetivo de aprender algo é aplicar essa aprendizagem em diferentes situações e contextos.
Uma das principais questões que hoje encontramos nas salas de aula ao redor do mundo é como aplicar toda essa informação que nos chega diariamente. Aplicar conhecimentos prévios a novas situações é dar utilidade às suas experiências e reduzir o caminho para a solução de problemas, uma vez que recuperamos informação anterior.
3 – Por que aplicar conhecimentos prévios a novas situações é importante em Arte?
Esse hábito da mente responde às perguntas de dez entre dez alunos em todo o mundo: “Mas para eu serve tudo isso que estou aprendendo?” ou “Quando na vida vou usar essa informação?”
As aulas de Arte propiciam numerosas oportunidades de aplicação de conhecimento prévios. Ao analisar as produções artísticas, os alunos precisam resgatar conhecimentos já adquiridos. O conhecimento prévio é ponto de partida para a exploração de espetáculos de teatro e dança, músicas e obras de artes visuais.
Os contextos e processos estudados em Arte estabelecem um diálogo entre as unidades e os temas. Portanto, a utilização dos conhecimentos prévios torna-se indispensável para que os alunos acompanhem as aulas.
4 – O que acontece quando são se tem o hábito de aplicar conhecimentos prévios a novas situações?
Muitas vezes, os alunos começam uma tarefa como se a estivessem vendo pela primeira ve3z, como se nunca tivessem tido contato com nada parecido. Seu aprendizado é tão encapsulado que tratam cada acontecimento na vida como um evento separado, sem conexão com o que possa ter vindo antes ou sem relação com o que segue.
Pessoas que não têm o hábito de aplicar conhecimentos prévios a novas situações apresentam menos condições de analisar fatos e situações; são mais propensas a se bloquear diante de problemas inesperados; repetem a mesma trajetória a fim de buscar soluções para questões similares ou situações já conhecidas, em vez de encurtar a distância entre o problema e sua solução.
5 – Como abordar o hábito de aplicar conhecimentos prévios a novas situações sem sala de aula?
Os instrumentos de avaliação dialogam com as necessidades de acompanhar o processo de aberturas de unidades há textos e questões que procuram avaliar os conhecimentos prévios e gerar expectativas em relação aos conteúdos novos.
Dessa forma, incentivar o hábito de aplicar conhecimentos prévios a novas situações fará o estudo da Arte muito mais interessante e significativo para os seus alunos, permitido que façam relações entre diferentes contextos e temporalidades.
6 – Como avaliar a habilidade dos alunos na aplicação de conhecimentos prévios a novas situações?
Apresentamos a seguir um quadro que pode ajudá-lo a identificar o nível no qual cada aluno se encontra em relação ao hábito de aplicar conhecimentos prévios a novas situações. Com base nessa observação, você poderá lançar desafios personalizados que aprimorem esse hábito.
Cadastre-se e receba muitas novidades!
Fique sempre bem informado,