8º hábito da mente em sala de aula: Pensar e comunicar-se com clareza
Você lerá nesse post:
Pensar e comunicar-se com clareza
1 – O que significa pensar e comunicar-se com clareza?
Assim como os dois de uma moeda, linguagem e pensamento são inseparáveis. Sem pensamento claro não há comunicação clara, e sem comunicação clara não é compreensão efetiva.
Queremos que nossos alunos aprendam o valor de comunicar-se com exatidão e precisão, buscando usar termos precisos e adequados, nomes e rótulos corretos e fazer analogias universais.
2 – Por que é importante pensar e comunicar-se com clareza?
Uma linguagem confusa é reflexo de um pensamento confuso. O refinanciamento linguístico tem um papel decisivo no aprimoramento de mapas cognitivos, assim como a capacidade de pensar criticamente de um pessoa é a base de conhecimento para uma ação eficaz.
3 – Por que pensar e comunicar-se com clareza é importante em Arte?
Nesta era da informação e da comunicação, é preciso que o jovens estejam preparados para se posicionar criticamente diante de diversas situações que encontram em seu dia a dia. Para tanto, precisam saber expressar opiniões de maneira clara e objetiva, seja na construção de um texto, seja em um debate oral.
Em Arte, além de ser capazes de compreender os conceitos e retomar os conteúdos, os alunos devem exercitar a análise de produções artísticas, aperfeiçoar sua competência leitora e sua capacidade de construir argumentos e textos em defesa de uma opinião, sem, contudo, ignorar pontos de vista diferentes, entre outras habilidades que dialogam como hábito de pensar e comunicar-se com clareza.
Com base nessa observação, você poderá lançar desafios personalizados que aprimorem esse hábito.