7º hábito da mente em sala de aula: Questionar e levantar problemas

 

Assumir riscos com responsabilidade

1 – O que significa a assumir riscos com responsabilidade?

Assumir riscos com responsabilidade significa lançar-se a novos voos, mas sem se esquecer de garantir que o paraquedas funcione.

A capacidade de assumir riscos está relacionada a inquietude e à necessidade de superação pessoal. Indivíduos que assumem riscos com responsabilidade são flexíveis, aplicam conhecimentos prévios a novas situações, buscam dados para conhecer as consequências possíveis, aceitam situações incertas e ambíguas como parte natural do processo e veem os contratempos como oportunidades de crescimento e de aprendizagem.

Assumir riscos significa ser capaz de ser diferente, de ir contra o lugar-comum, de pensar em novas ideias e testá-las. As pessoas que assumem riscos têm mais chances de ser bem-sucedidas nesta era de inovações e incertezas.

2 – Por que é importante saber assumir riscos com responsabilidade?

Existe uma diferença importante entre arriscar-se e aproveitar uma oportunidade. Essa diferença está no conhecimento.

Assumir riscos faz parte do nosso cotidiano, assim como pode fazer parte do dia a dia fugir das situações ambíguas, evitar incertezas, não enfrentar o novo e não buscar superar as dificuldades. “Se você não tentar, não vai errar”; “Se tentar e errar, vai parecer burro…” Pessoas que seguem essa voz interior evitam participar de atividades novas, fazer novas amizades ou aprender coisas novas.

Pessoas bem-sucedidas, porém, costuma seguir os conselhos da voz interna que lhes diz: “Se você não tentar, nunca vai saber”. Isso não significa que elas se jogam em situações desconhecidas. Essas pessoas medem os riscos envolvidos, buscando minimizar as consequências negativas e maximizar os resultados positivos de sua decisão.

Queremos que nossos alunos ousem e se aventurem, mas com responsabilidade. Para ser bem-sucedidos em seus empreendimentos, eles precisam aprender a planejar o percurso de maneira eficaz, a identificar e reduzir os riscos envolvidos e a medir os custos em potencial com relação às recompensas possíveis. É preciso então ensiná-los a buscar mais dados antes de tomar uma decisão, definir estratégias para criar formas de monitorar seu progresso e a adotar um “plano de fuga” para minimizar quaisquer consequências negativas que possam surgir.

3 – Por que a capacidade de assumir riscos com responsabilidade é importante em Arte?

Em Arte, arriscar hipóteses e soluções inusitadas diante de uma questão desafiadora ou de uma proposta que nos tire da “zona e conforto” devem ser hábitos gradualmente conquistados no processo de aprendizagem. Ao investir em novas ideias e testá-las de maneira segura, os alunos se tornarão, aos poucos, mais confiantes e inventivos.

4 – O que acontece quando não se tem o hábito de assumir riscos com responsabilidades?

Aluno com medo de assumir riscos travam diante de jogos e atividades desafiadoras e evitam vivenciar novas aprendizagens e fazer novas amizades. Seu medo de fracassar é muito maior que sua vontade de empreender ou de aventurar-se. Suas decisões são pautadas pelo medo e pela falta de confiança em si mesmos. Alunos assim se preocupam mais com o resultado de suas respostas do que com o processo de aprendizagem e de superação para chegar a elas.

Falta-lhes coragem para descobrir até onde sua capacidade e seu talento podem salvá-los. E isso traduz em falta de ousadia e de capacidade de inovação.

5 – Como abordar em sala de aula o hábito de assumir riscos com responsabilidades?

É muito importante que você promova um ambiente que permita e valorize a experimentação. Para que possam entender os benefícios de ousar e arriscar, os alunos precisam sentir que estão em um ambiente seguro e acolhedor, em que o erro não seja encarado como mau ou definitivo, mas com um resultado natural na busca pelo acerto.

O próximo passo é orientar seus alunos na criação de um repertório de estratégias de cálculo dos riscos envolvidos, de modo que aprendam a analisar as situações, a buscar informação adicional, a medir os prós e os contras, a avaliar as consequências etc., para prever possíveis resultados de uma decisão ou outra.

6 – Como avaliar a capacidade dos alunos de assumir riscos com responsabilidade?

Apresentamos a seguir um quadro que pode ajudá-lo a identificar o nível no qual cada aluno se encontra em relação ao hábito de assumir riscos com responsabilidade. Com base nessa observação, você poderá lançar desafios personalizados que aprimorem esse hábito.

você pode gostar também
Deixe um comentário!

Seu endereço de email não será publicado.